top of page

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus.


Há alguns dias, os noticiários do mundo todo estão dando destaque para a epidemia de coronavírus, que matou mais de cem pessoas apenas na Província de Hubei, na China, e provocou o fechamento da cidade de Wuhan, considerada o epicentro da infecção. Há uma semana, Wuhan vive em uma espécie de quarentena. Não se pode entrar ou sair da cidade, o transporte público parou de circular, as aulas nas escolas e na universidade foram suspensas.


Mas o que é o coronavírus?


“Trata-se de uma família de vírus, conhecidos desde meados dos anos 1960, que destaca é geralmente encontrado em animais, mas pode ter um comportamento zoonótico, ou seja, ser transmitido de animais para seres humanos. “A transmissão para seres humanos não é comum, mas pode acontecer, assim como a transmissão de pessoa para pessoa. No entanto com este novo vírus a transmissão de pessoa para pessoa está bastante evidente. Pela forma rápida de disseminação este novo vírus é de grande importância e precisamos ficar atentos, visto que já há milhares de casos e registro de muitos óbitos. ”


Quais os principais sintomas?


O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente com uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem: coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance de o vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.


Quais as formas de prevenção?


A prevenção é basicamente como de uma gripe: higiene de mãos, que é o mais importante, com água e sabão ou álcool gel. É recomendável também evitar o contato com pessoas doentes que tenham sintomas respiratórios e que vieram de viagem da China e estão sintomáticas. Evitar contato com animais silvestres ou de criadouros que estejam doentes ou alimentar-se de alimentos mal-cozidos ou crus, principalmente carnes com procedência desconhecida.


Qual o tratamento?


Não existem medicamentos ou vacinas específicas para o novo vírus, e os antibióticos também não funcionam, porque eles combatem bactérias. Existem

opções de tratamento com antivirais, mas a maioria das pessoas melhora por conta própria.

Os cientistas estão trabalhando para desenvolver uma vacina, mas ela terá que ser testada primeiro, e pode levar algum tempo até que esteja pronta.


Texto: Dra. Gabriela Vasques Batista Sorrino - CRM 129.248 TEP 188843




bottom of page