top of page

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO NAS EMPRESAS

O mês de abril é dedicado a práticas de conscientização e prevenção a acidentes no local de trabalho e doenças ocupacionais.

Segue abaixo 10 medidas que contribuem para prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho nas empresas: 

1. Promover a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho e criando uma cultura de prevenção de acidentes.

2. Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada atividade, como capacetes, óculos de proteção, luvas, calçados de segurança, entre outros.

3. Treinar, fiscalizar e garantir a utilização correta dos EPIs.

4. Manter os equipamentos e instalações em bom estado de conservação e fazer manutenções regulares.

5. Manter o local de trabalho organizado, com sinalização adequada, rotas de fuga desobstruídas e áreas de trabalho limpas e arrumadas.

6. Realizar avaliações de risco para identificar perigos potenciais no ambiente de trabalho e adotar medidas preventivas para reduzir ou eliminar esses riscos.

7. Estabelecer canais de comunicação claros e eficientes para que os trabalhadores possam relatar condições inseguras, acidentes ou sugestões de melhoria.

8. Seguir as normas e regulamentações de segurança ocupacional estabelecidas pelas autoridades competentes.

9. Promover um ambiente de trabalho saudável, com medidas para gerenciar o estresse e evitar sobrecarga de trabalho.

10. Fazer investigações detalhadas sempre que ocorrer um acidente de trabalho, para identificar suas causas e implementar medidas preventivas adequadas.


Fonte: Ministério do Trabalho



bottom of page