O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.
Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices.
Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil.
O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.
Dicas de como combater o colesterol alto:
Reduza a ingestão de gorduras saturadas e trans
Aumente o consumo do Ômega 3
Aumente a ingestão de fibras
Pratique atividades físicas regularmente
Mantenha uma vida saudável para reduzir o risco cardiovascular
Todos acima de 10 anos precisam dosar o colesterol
Evite o consumo de bebidas alcóolicas
Pare de fumar
Previna-se, atenção aos sinais e o tratamento adequado são medidas importantes para combater o colesterol ruim.
Se você foi diagnosticado ou quer se prevenir, uma dieta balanceada é primordial.
Há alimentos que colaboram para a diminuição de gorduras e substâncias em nosso corpo.
Reduzir a quantidade e a frequência, além de aderir formas de preparo mais saudáveis colaboram para o combate da doença.
Alimentos que ajudam a combater o colesterol alto
Peixes
Frango
Legumes
Verduras
Frutas
Oleaginosas
Aveia
Chocolate amargo
Iogurte
Azeite de oliva
Soja
Canela
Linhaça
Pão integral.
O colesterol alto é um fator preocupante, mas passível de mudanças.
Hábitos e dieta saudáveis, somada à prática de exercícios, podem manter o colesterol dentro dos níveis desejáveis e recomendados.
Diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares ou até mesmo a mortalidade.
Faça o monitoramento do grau de relevância do colesterol no sangue regularmente, fique sempre atento aos sinais e previna-se!
UNIVIDA TRATANDO VOCÊ COM AMOR!
Fontes:
Revisão técnica - Dra Gabriela Sorrino
Comments