top of page

COMBATE AO CÂNCER INFANTO JUVENIL

  • Foto do escritor: univida
    univida
  • 6 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Câncer pediátrico representa apenas um percentual pequeno (aproximadamente 3%) em relação ao câncer de adultos. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais. As causas de câncer pediátrico são desconhecidas, entretanto, um pequeno número de casos de câncer em crianças e adolescentes (cerca de 10%) se devem a anormalidades genéticas ou hereditárias.

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes no país e, segundo a chefe do Setor de Oncologia Pediátrica do Inca, Sima Ferman, “o grande problema é que muitos sinais iniciais se assemelham aos sintomas de doenças comuns da infância”. Por isso, a orientação da especialista é ficar atento a alguns sinais de alerta:


Febre por mais de sete dias sem causa aparente;


Dor óssea, com aumento progressivo e duração por mais de um mês;


Petéquias, equimose (manchas arroxeadas na pele) e palidez;


Leucocoria (reflexo branco na pupila do olho quando exposta à luz), estrabismo e protusão ocular;


Distúrbios visuais;


Linfonodos aumentados;


Dor de cabeça persistente e progressiva, primariamente noturna, que acorda a criança ou aparece quando ela se levanta de manhã, acompanhada de vômito ou de sinais neurológicos.


A prevenção através das consultas e exames, bem como o olhar atento dois pais ou responsáveis é fundamental!


A Univida conta com ampla rede credenciada, com Hospitais, clínicas e excelentes profissionais de diversas especialidades médicas.

Da maternidade à melhor idade a Univida é sua melhor opção em Plano de Saúde!!



Comentários


009.png
bottom of page