JULHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS
- univida
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite pode ser aguda, de curta duração, ou crônica, persistindo por anos, com sintomas que variam de leves a graves.
Tipos
Existem cinco tipos mais frequentes de hepatites virais A, B, C, D e E. As do tipo A, B e C são as mais comuns, e cada uma delas possuem características próprias, que incluem:
HEPATITE A: é uma infecção transmitida principalmente por água e alimentos contaminados com o vírus. Geralmente, a hepatite A é uma doença que não deixa sequelas, e não progride para a forma crônica, ou seja, não se estabelece por longo prazo.
HEPATITE B: é transmitida por contato com fluidos corporais, como sangue ou sêmen, ou de mãe para filho durante o parto. Pode evoluir para uma doença de longo prazo. As formas graves são raras e as de longo prazo devem ser tratadas pelo especialista para evitar cirrose ou tumores no fígado.
HEPATITE C: é transmitida por contato com sangue contaminado, sendo comum em usuários de drogas injetáveis. Ela raramente se manifesta na forma aguda, ou seja, por pouco tempo. As formas graves da hepatite C acontecem depois de um longo tempo de contaminação (aproximadamente 20 a 30 anos).
HEPATITE D OU DELTA: é uma forma grave de hepatite que só ocorre em pessoas já infectadas com o vírus da hepatite B. É transmitida de forma semelhante à hepatite B e pode causar infecções mais graves.
HEPATITE E: é transmitida principalmente por água contaminada, em áreas com saneamento inadequado. Geralmente a hepatite E se manifesta por um curto prazo.
Prevenção
Existem várias maneiras de prevenir a transmissão e a infecção das hepatites virais.
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção da hepatite. Existem vacinas disponíveis para a hepatite A e B. A vacinação é especialmente importante para crianças, pessoas em alto risco, como profissionais de saúde e pessoas que viajam para áreas onde a hepatite é comum.
Além da vacinação, a prática de boa higiene pessoal e a segurança sexual também são importantes. Isso inclui lavar as mãos regularmente, consumir água tratada e alimentos bem cozidos, evitar o compartilhamento de itens pessoais, como escovas de dentes e lâminas de barbear, e usar preservativos durante as relações sexuais.
Prevenção é vida!
Contamos com ampla rede credenciada, oferecendo o que há de melhor em saúde! conte com a Univida para proteger e cuidar do seu bem mais precioso, sua saúde e de quem você ama!

Comments