top of page

MARÇO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE E PREVENÇÃO AO CANCER DE COLO DE ÚTERO

ENDOMETRIOSE


A Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. As da doença causas ainda não estão bem estabelecidas.


Sintomas:

– dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;

– dor durante as relações sexuais;

– dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação;

– fadiga;

– diarreia;

– dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.


Prevenção:

Como a endometriose é de difícil diagnóstico, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista como forma de prevenção e detecção precoce da doença.


CANCER DE COLO DE ÚTERO


O que é colo do útero?

É a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.


O que é câncer do colo do útero?

É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.


O que pode levar ao câncer do colo do útero?

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.


Como evitar?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolau). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.


A Univida possui ampla rede credenciada, com excelentes ginecologistas, para orientação, diagnóstico, tratamento e prevenção.


Fonte: Ministério da Saúde



Comentarios


009.png
bottom of page