Fibromialgia - Campanha de Prevenção e Conscientização, Fevereiro Roxo.

A Campanha de prevenção, conscientização e combate deste mês, inclui a Fibromialgia.

A Fibromialgia é uma sindrome clínica, que se manifesta com dor em todo o corpo, principalmente na musculatura.

Junto a dor, cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador, alteração de memória, atenção e ansiedade, depressão e alterações intestinais.

A cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres.

Segundo o Reumatologista Dr. José Eduardo Martinez (coordenador da comissão de dor, Fibromialgia e outras síndromes de partes moles) da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a origem da doença ainda é desconhecida, porém, os pacientes que tem fibromialgia apresentam alterações no sistema nervoso para o controle da dor. A predisposição genética é uma das possíveis explicações. E também há relação com o estresse.

O diagnóstico é feito por avaliação clinica, analisando critérios que identifiquem a presença da Fibromialgia. Uma das características, é a grande sensibilidade ao toque e a compressão da musculatura.

Podendo aparecer após eventos graves, como traumas físicos, psicológicos ou até mesmo infecções graves. Iniciando com dor crônica, localizada, que progride para todo o corpo.

Muitas vezes por não ser detectável em exames laboratoriais e não causar alterações externas, é tratada como um transtorno psicológico. " Como boa parte dos pacientes sofre muito, porque tem dor crônica, acabam sendo imputados como doenças psicológicas, o que não é verdade. Eles sentem dor mesmo." Reforça o Reumatologista.

Sem dúvidas a prática de exercícios físicos é a intervenção mais efetiva e importante, porque o exercício físico diminui consideravelmente a dor, melhora a depressão, ansiedade , o sono e a fadiga.

Iniciando com uma atividade leve, progredindo lentamente, afirma o Reumatologista.

Não há cura, porém com acompanhamento médico, realizando o tratamento correto, os sintomas podem ser amenizados.

UNIVIDA TRATANDO VOCÊ COM AMOR!





Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia.




logo_univida1.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Horário de funcionamento

De segunda a sexta das 7:30h às 17:00h

SEDE DO PLANO DE SAÚDE UNIVIDA


Rua Marechal Deodoro, 1064 – Centro (Ao lado da Santa Casa)
Santa Rita do Passa Quatro – SP Contato: (19) 3582-3252

ans_logo_horiz.gif

2019 Desenvolvido por Brod's Propaganda