A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. A “construção de um sistema imunológico” é realizada ao longo de um tempo e não de um dia para outro, por isso, não podemos indicar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde. Com bons hábitos alimentares e com uma dieta equilibrada, como um todo, com o passar de semanas e meses ajudará o organismo a estar preparado e fortalecido contra invasores e a qualquer tipo de infecção.
Segue abaixo alimentos que devem ser incluídos em nossa alimentação diária para que auxilie no fortalecimento do nosso sistema imunológico:
* Gengibre, própolis, mel, cúrcuma, orégano e alecrim: são poderosos anti-inflamatórios naturais e devem ser incluídos em comidas, sopas e sucos. O própolis pode ser utilizado 10 gotas 3 vezes ao dia e o mel 1 colher de chá.
* Vitamina C: encontrada em frutas cítricas como a laranja, mexerica, maracujá, kiwi, acerola, limão, abacaxi, goiaba.
* Alho e cebola: ação antiviral, quanto mais cru melhor o efeito imunomodulador desses alimentos. O alho pode ser colocado no azeite de oliva.
* Kefir e Kombucha: ação probiótica, ricos em microorganismos que fazem bem e que auxiliam na saúde intestinal e previnem alergias. Nossa microbiota é responsável por 70% da nossa imunidade. Também podem ser utilizados probióticos prontos ou manipulados.
* Aveia, farinha de banana verde, biomassa de banana verde, banana, batata yacon, chicória, folhas verdes: são alimentos ricos em prebióticos que são o alimento para manter vivas as bactérias boas do intestino. Também auxiliam no bom funcionamento do intestino e na imunidade.
* Água: Tomar no mínimo 2 L de água por dia.
* Abacate, coco, azeite de oliva, óleo de coco, chia e linhaça: são alimentos fontes de gordura boa.
* Castanha do Pará: rico em selênio que é importante para a imunidade. O ideal é comer de 2 a 3 unidades por dia.
* Carne vermelha, carne branca, sementes de abóbora e girassol, castanhas, amêndoas e feijões: são alimentos ricos em zinco que reforçam nosso sistema imunológico.
* Vitamina D: se expor ao sol diariamente pelo menos 15 minutos ou se necessário suplementar.
* Sono: dormir de 6-8 horas, desligar as luzes mais fortes à noite, ficar longe do celular 1 hora antes de dormir. O excesso de luminosidade atrapalha a produção de melatonina (hormônio relacionado com uma boa noite de sono). Também podem ser utilizados chás de ervas como o de melissa, camomila para melhorar o sono.
* Cuide do seu estado emocional: faça momentos de meditação e exercícios em casa para aliviar o estresse.
**Suco Verde
Ingredientes:
1 folha de couve;
1 colher de sobremesa de linhaça ou chia;
1 rodela de batata yacon;
1 colher de chá de gengibre;
1 rodela de abacaxi;
folhas de hortelã;
10 gotas de própolis; (OBS: crianças e gestantes não devem consumir extrato de própolis alcoólico)
150 ml de água ou água de coco.
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber logo em seguida sem coar.
Por: Giovana C. Zanin do Nascimento de Oliveira
Nutricionista CRN-3: nº 29438
imagem:Blog Hospital São Lucas
Comments